Dia Internacional do Riso 2020
- Categoria: Atividades
- Publicado em 17-01-2020
Com a celebração do Dia Internacional do Riso no dia 18 de janeiro pretende-se sensibilizar a comunidade para a importância do riso no bem-estar de todos e de cada um.
Num mundo funcionando a velocidade de cruzeiro, em que quase tudo é pedido para ontem, fomos esquecendo a importância dos momentos “mortos”, do deixar correr o tempo, dos momentos em que nos dispomos a rir das coisas da vida e, quantas vezes, de nós próprios; fomos esquecendo que é preciso fazer pausas, recarregar baterias… e o riso entra neste processo como um comportamento fundamental à preservação do nosso equilíbrio enquanto pessoas.
É necessário dar um certo descanso ao hemisfério esquerdo do cérebro, esquecermos um pouco o raciocínio e a lógica e utilizarmos o riso para ativar o hemisfério direito, permitindo que brote a nossa parte mais instintiva, intuitiva e criativa, e assim assegurar o bem-estar físico, mental e social que dão significado ao ser-se saudável.
Temos sido formatados para a chamada sensatez, moderação na expressão dos sentimentos, perseguidos pelo estigma de que rir com frequência pode dar uma imagem de pessoa pouco séria, sem grande siso, quando na realidade o riso é uma poderosa arma ativadora de funções potenciadoras de melhoria do humor, do fortalecimento do sistema imunitário, da circulação sanguínea, da respiração, da digestão, da qualidade do sono, da redução do stress, da criatividade e da predisposição à criação de laços com os outros.
Não é sem razão que ouvimos com regularidade dizer que “rir é o melhor remédio”, com a vantagem que é de graça e, sendo de facto o melhor remédio, façamo-lo, neste dia, em particular, mas também em todos os outros, a bem de nós próprios.
Conscientes dos benefícios do riso, a Equipa Promotora de Saúde do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas voltou, à semelhança do ano letivo anterior, a solicitar a disponibilidade de alguns dos nossos alunos para nos “emprestarem” os seus rostos sorridentes, visando a sensibilização para o poder do riso.
Equipa EPS do AEJD