Dia Mundial de Luta Contra o Cancro

Em 2000, no âmbito da Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio ocorrida em Paris, foi instituído o dia 4 de fevereiro como o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.

O principal objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro continua a ser o esclarecimento das populações sobre a realidade da doença, tendo em vista combater ideias pré-concebidas sobre a mesma e mobilizá-las para a luta contra um flagelo que em Portugal mata 70 pessoas por dia.

A luta travada contra o cancro não é de modo nenhum um combate inglório contra um desfecho conhecido de antemão, pois segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e muitos podem ser ainda detetados numa fase precoce do seu desenvolvimento, podendo ser tratados e curados.

O cancro é considerado uma doença da civilização, constituindo o reverso de uma situação em que a chamada melhoria das condições de vida, possibilitando a existência de populações cada vez mais envelhecidas, foi também acompanhada pela aquisição e expansão de hábitos pouco saudáveis, de que são exemplo o consumo de tabaco, álcool e uma alimentação cada vez mais “artificializada”, a par do galopante aumento do sedentarismo.

Para além dos fatores genéticos, os fatores ambientais potenciam, cada vez mais, o risco de desenvolvimento do cancro e, consciente desse facto, a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançou uma campanha em 2019 sob o mote “Eu Sou e Eu Vou”.

Esta campanha, pensada para ser desenvolvida durante três anos, tem visado, mediante o contributo de pequenas ações individuais, reduzir o impacto do cancro no próprio indivíduo (adoção de dietas saudáveis e combate ao sedentarismo, pois os cancros com maior mortalidade são os do cólon, reto e ânus), nas pessoas que lhe são próximas (deixar de fumar, na medida em que os cancros da laringe, brônquios e pulmão são também dos que mais matam) e no mundo (vacinação).

Conscientes da ameaça à saúde pública que o cancro, em todos os seus tipos, constitui, também nós dizemos: Eu Sou capaz…Eu Vou conseguir fazer tudo o que estiver ao meu alcance para impedir que o cancro vingue.

Equipa EPS do AEJD