Dia da Não Violência 2020
- Categoria: Atividades
- Publicado em 01-10-2020
O Dia Internacional da Não Violência é assinalado no dia 2 de outubro em homenagem ao grande ativista indiano, paladino da não violência, Mahatma Gandhi, nascido em 2 de outubro de 1869, cuja ação foi fundamental no processo que conduziu à independência da Índia.
A luta que liderou contra o colonialismo, o racismo, a exploração desenfreada dos povos, a desigualdade entre homens e mulheres, a supremacia da chamada civilização ocidental face a todas as outras culturas, constituiu um contributo notável para a consagração dos direitos civis.
Esta comemoração, cujos fundamentos emanam do pensamento de Gandhi, visa relembrar-nos que é necessário continuar a luta pela implementação e manutenção nas sociedades e na consciência pública de princípios e valores de paz e harmonia, aceitação do outro e direito à diferença.
Estes fundamentos estão patentes no preâmbulo da resolução aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 15 de junho de 2007 que levou à instituição desta data, conforme a seguir se transcreve: “Consciente de que a não violência, a tolerância, o pleno respeito de todos os direitos humanos e as liberdades fundamentais para todos, a democracia, o desenvolvimento, o entendimento mútuo e o respeito da diversidade estão interrelacionados e se reforçam entre si”. Mais adiante, a mensagem é intensificada pelo enunciado “Reafirmando a importância universal do princípio da não violência e abrigando o desejo de assegurar uma cultura de paz, tolerância, entendimento e não violência.”
Também a citação de Mahatma Gandhi “A força gerada pela não violência é infinitamente maior do que a força de todas as armas inventadas pela engenhosidade do homem” nos mostra que a violência é o caminho mais fácil, uma característica dos fracos, pois que "O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil."
Equipa EPS do AEJD