Dia Mundial da Higiene das Mãos

A partir de 2009, é celebrado anualmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no dia 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos (DMHM), dada a importância desta medida na saúde das populações. 

Este dia começou por ser celebrado apenas junto das Unidades de Saúde. Mais recentemente, a OMS e a UNICEF lançaram a iniciativa conjunta de promoção da higiene das mãos (HM) na Comunidade “Global Initiative - Hand Hygiene for All”.

 

Um ano depois de declarada a pandemia por COVID-19, pretende-se que sejam mantidos os comportamentos saudáveis, com uma perspetiva de futuro, de que esta é uma medida que importa manter, dada a sua importância na prevenção das infeções em geral, quer as transmitidas na Comunidade, quer as adquiridas pelos utentes em ambiente de cuidados de saúde, incluindo a infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19). Outro conceito subjacente é que, havendo menos infeções, haverá consequentemente menor consumo de antimicrobianos e uma redução das resistências a estes fármacos, pois este é também um grave problema de saúde pública em todo o mundo.

Assim, em 2021, a DGS, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), colocou o foco nos cidadãos, com ênfase no público infantojuvenil, que desde cedo devem ser educados no sentido de manterem hábitos de higiene saudáveis e serem embaixadores destas mensagens junto das famílias e dos amigos - papel ativo de educadores - um investimento de agora, visando o futuro.
A ideia é, através dos mais jovens, passar a mensagem da importância da Higiene das Mãos como medida relevante e sustentável de prevenção a ser mantida.
A promoção da Higiene das Mãos é simultaneamente um exercício de promoção da saúde e prevenção da doença e de melhoria da literacia em saúde dos cidadãos.


A Equipa de EPS do AEJD