Dia Mundial da Diabetes 2019

No dia 14 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Diabetes.

A escolha deste dia pretende homenagear Frederick Banting, médico canadiano nascido a 14 de novembro de 1891 e que, juntamente com Charles Best, foi o responsável pela descoberta da insulina em 1922.

A sinalização deste dia prende-se com a consciencialização da população relativamente a uma doença que está a atingir níveis alarmantes na generalidade da população, com a agravante de a incidência nas camadas jovens não parar de aumentar, sinal evidente de um modo vida propício ao seu aparecimento e desenvolvimento da diabetes, o que torna urgente a divulgação dos instrumentos adequados à sua prevenção.

O tema escolhido para 2018-2019 pela Federação Internacional da Diabetes (Internacional Diabetes Federation – IDF, sigla em inglês) «A Família e a Diabetes» visa alertar para as problemáticas e necessidades com que se confrontam os doentes diabéticos.

 

O plano estratégico da IDF para o biénio 2018-2019 referencia dois grandes objetivos a atingir:
• Aumentar a consciencialização sobre o impacto que a Diabetes tem sobre a família e a rede de apoio das pessoas afetadas.
• Promover o papel da família na gestão, cuidado, prevenção e educação para a Diabetes.

Estimativas da IDF referem a existência de 425 milhões indivíduos afetados pela diabetes, maioritariamente casos de diabetes tipo 2, sendo que cerca de metade desconhece esse diagnóstico.

As últimas estimativas, apresentadas no Relatório do Programa Nacional para a Diabetes 2017, calculam que em Portugal a diabetes afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, dos quais cerca de metade desconhece o diagnóstico, fazendo jus à designação de “inimigo silencioso” utilizada para nomear esta doença crónica e progressiva.

A aposta na prevenção e tratamento atempado das complicações da diabetes é o caminho a seguir para debelar este autêntico problema de saúde pública que afeta mais de 1 milhão de portugueses e cerca de outros 2 milhões estarão afetados pela «pré-diabetes».

De referir que o combate à diabetes enquadra-se perfeitamente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados em 2015 pelos Estados Membros das Nações Unidas, no caso o “Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

O objetivo 3 vai ao encontro das competências associadas a Bem-estar, saúde e ambiente que constam do Perfil dos alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória, pressupondo que os alunos sejam capazes de:
• adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos consumos, na prática de exercício físico, na sexualidade e nas suas relações com o ambiente e a sociedade.

Deste modo, pretende-se uma maior tomada de consciência relativamente aos problemas da diabetes, culminando com a sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de controlo dos fatores de risco passíveis de serem controlados, tendo em vista começar a travar este flagelo.


Equipa EPS do AEJD