Dia Internacional da Mulher 2021
- Categoria: Atividades
- Publicado em 02-03-2021
Na próxima 2ª feira, 8 de março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher.
Um dia em que continuamos confinados, talvez mesmo anestesiados, por uma pandemia que nos tem cancelado o quotidiano de antanho feito daquelas múltiplas coisas que dão sentido à vida.
Eis-nos chegados a mais uma data que, desde 1975, por iniciativa da Organização das Nações Unidas, pretende enaltecer e fazer justiça às mulheres, essa outra metade da humanidade, reconhecendo-lhes, como não poderia deixar ser, os mesmos direitos e deveres que à outra foram sendo outorgados no decorrer dos tempos.
Numa época em que se voltam a ouvir vozes contra o alegado excesso de garantismo relativamente a uma efetiva igualdade de género, é preciso, é urgente prosseguir a luta contra toda e qualquer ação que vise impedir a real efetivação de todos os direitos sociais, políticos e económicos que, num país civilizado, devem ser garantidos a todos os cidadãos, seja qual for o género, a etnia, a religião, o grupo social, a orientação sexual ou qualquer outra particularidade que não colida com a liberdade de outrem.
Nascendo e morrendo da mesma maneira, como a biologia e a vida claramente o atestam, nada há que possa justificar outra coisa que não a igualdade plena entre homens e mulheres. Desculpas baseadas em falsos valores culturais ou religiosos mais não são que velhas e relhas artimanhas no sentido de manter e perpetuar situações de vantagem e poder abusivos.
A Equipa Promotora de Saúde do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas reitera, mais uma vez, a importância da escola na luta pelo reconhecimento e pela promoção da plena igualdade de género, o 5.º objetivo de desenvolvimento sustentável instituído pela ONU, visando o cumprimento dos direitos das mulheres que, de um modo simples, porventura ingénuo, está plasmado no poema singelo e pleno de autenticidade “Você Mulher” de Élcio José Martins.
Equipa EPS do AEJD