Dia Internacional do Obrigado 2022
- Categoria: Atividades
- Publicado em 10-01-2022
No próximo dia 11 de janeiro celebra-se o Dia Internacional do Obrigado.
Obrigado, uma daquelas palavras que podem dizer tudo ou não dizer nada, dependendo do contexto, do modo como é dita e até de quem a diz. Palavra de oito letras, configurando uma chave, a palavra-passe para a abertura de portas, continuada e teimosamente fechadas. A senha certa, natural e eficaz na criação de boas-vontades e na abertura de corações!
Palavra singela, que a boca nunca nos doa a pronunciá-la, qual brisa fresca amenizando ambientes carregados de tensões, de angústias e de sentimentos de impotência perante os escolhos da vida quotidiana, aos quais se juntou a incerteza do evoluir de uma pandemia que nos tem mantido reféns há demasiado tempo.
Não havendo bem que sempre dure nem mal que sempre perdure, neste tempo de desesperança, com a noite tomando-nos por dentro, ousemos dizer OBRIGADO, mesmo com o coração vazio de alento. Por mais esgotados, cansados da Covid-19 e das suas variantes sem fim, é bom, saudavelmente bom, buscar uma réstia de esperança na própria desgraça e, assim, ir mantendo o rumo do barco da vida.
Apesar de fadiga persistente, da fraqueza muscular, da dor crónica e dos défices cognitivos, herança triste para muitos dos que se depararam com o monstro, o facto de o terem vencido não os desobriga de dizer OBRIGADO, pois se livraram de pagar a passagem a Caronte, o barqueiro de Hades que, na mitologia grega, carrega as almas dos recém-mortos sobre as águas dos rios Estige e Aqueronte, transportando para o Além aqueles cuja jornada na Terra tinha terminado, assegurando com a moeda cobrada que a nova e eterna vida seja melhor que a deixada para trás.
Nestes últimos tempos tão marcados pela pandemia não poderíamos deixar de proferir um enorme e agradecido OBRIGADO a todos aqueles que nas escolas, nos centros de saúde, nos hospitais e centros de testagem e vacinação, com dedicação e resiliência, disponibilidade, empenho e sacrifício, abdicando de dias de descanso e de férias, têm arriscado a própria vida para salvar e cuidar de tantas outras.
Aos jovens que aderiram em massa à vacinação, revelando confiança na ciência e um elevado sentido de responsabilidade, não encontrado em muitos adultos, o nosso OBRIGADO, igualmente extensivo a todos os alunos que, apesar do confinamento, com esforço e dedicação, têm lutado para alcançar/recuperar competências essenciais, fugindo ao estigma de “filhos da pandemia”.
Mesmo que o vento que passa nada nos diga, o nosso OBRIGADO a todos os que não curvaram os ombros à pandemia e ousaram lobrigar uma luz dentro da própria desgraça, por mais forte que fosse a força do vento que passa, como diz o poeta.
Tal como em 2021, estamos convictos que um “OBRIGADO”, um aceno num tempo de máscaras, uma expressão do olhar, aquecem-nos a alma, tornam mais leve a espessura dos dias amargos e cinzentos que nos roubam a força anímica tão necessária ao fluir da vida.
Extenuados, mas resilientes, famintos da vida vivida, ousemos dizer OBRIGADO pelos tempos pós-pandémicos que hão de vir, continuando a querer ser autênticos e gratos à vida e a todos os que nos ajudam a dar-lhe significado.
Que neste dia saibamos ter esperança de que melhores tempos virão e, como António Gedeão, continuemos a acreditar “… que o sonho comanda a vida./Que sempre que um homem sonha/o mundo pula e avança/como bola colorida/entre as mãos de uma criança”.
Obrigado
Equipa EPS do AEJD
Dia Internacional do Obrigado - YouTube