Dia Mundial Luta Contra Cancro 2022
- Categoria: Atividades
- Publicado em 03-02-2022
O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro tem sido celebrado no dia 4 de fevereiro, desde o ano 2000.
A instituição desde dia visou consciencializar e mobilizar as populações para a luta contra um dos grandes desafios de saúde pública a nível mundial, pois a incidência de cancro continua a aumentar em todo o mundo.
Uma luta que é de todos e, como tal, exigindo uma conjugação de esforços de investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria, visando a prevenção e o acesso igualitário a tratamentos e cuidados oncológicos face a um inimigo contra o qual nunca seremos demais.
Não se pode ignorar que, apesar dos avanços verificados na luta contra o cancro, ainda persistem barreiras dificultando o seu usufruto de modo mais justo por parte de doentes provenientes de regiões mais isoladas e com estatuto social afetado por uma situação económica mais precária e de níveis de educação mais baixos. O combate, a luta contra o cancro não se compadece com essas dificuldades e o seu êxito exige cuidados mais justos e acessíveis a todos.
É com o intuito de ajudar a ultrapassar os constrangimentos ainda existentes que, no seguimento da campanha lançada em 2019 pela Liga Portuguesa Contra o Cancro sob o mote “Eu Sou e Eu Vou”, a mesma lança agora uma nova campanha de impacto para o triénio 2022-2024 cujo tema é “Close the Care Gap - Por cuidados mais justos”.
Esta campanha “Por cuidados mais justos”, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, “é construída para inspirar mudanças e mobilizar ações, para lá do próprio dia. Uma campanha de vários anos significa maior exposição, mais oportunidades para construir uma consciência global e significa mais impacto”.
Relativamente à campanha assume-se que a mesma “visa conscientizar para essa lacuna de equidade que afeta muitas pessoas” e ainda que “a campanha trianual constitui um fio orientador para trabalhar um tema específico a cada ano, constituindo a trilogia: conhecer (2022), agir (2023) e desafiar (2024).”
Neste primeiro ano da campanha - conhecer (2022) - pretende-se “…questionar e ajudar a reduzir o estigma; ouvir as perspetivas dos doentes oncológicos e as suas comunidades, e deixar que essas experiências vividas guiem os pensamentos e ações.”
Continuam plenos de atualidade os objetivos da campanha “Eu Sou e Eu Vou” e consequentemente o apelo ao contributo de pequenas ações individuais de modo a reduzir o impacto do cancro no próprio indivíduo (adoção de dietas saudáveis e combate ao sedentarismo, essenciais à prevenção dos cancros do cólon, reto e ânus), nas pessoas que lhe são próximas (deixar de fumar já que os cancros da laringe, brônquios e pulmão são dos que mais matam) e no mundo (vacinação).
Conscientes da ameaça que o cancro representa para a saúde pública, é necessário ter presente que o combate contra este inimigo é uma tarefa de todos os dias, que a todos obriga, podendo ser evitado e mesmo curado se implementadas as estratégias adequadas e disponibilizados os recursos para a sua prevenção, deteção precoce e tratamento.
Que este Dia Mundial de Luta Contra o Cancro seja, tal como os restantes do ano, um dia de mobilização para a luta contra um flagelo que em Portugal mata 70 pessoas por dia.
Equipa EPS do AEJD
Factos Sobre Cancro | National Geographic Portugal - YouTube
DIA MUNDIAL DO CANCRO | 4 FEV 2021 - YouTube
Linha Cancro - Apoio ao Doente e à Família : Liga Portuguesa Contra o Cancro