Dia Prevenção Cancro da Mama 2023

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama – 30 de outubro

Na próxima 2ª feira, dia 30 de outubro, assinala-se o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, integrado na campanha do movimento Outubro Rosa (Pink October) surgido nos Estados Unidos da América, nos finais do século passado, visando mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, fazendo do mês de outubro, um mês de prevenção do cancro da mama.

Em Portugal, a Liga Portuguesa Contra o Cancro tem promovido o “Outubro Rosa”, incitando a comunidade a desenvolver iniciativas solidárias durante o mês de outubro.

Pelo 4º ano consecutivo o AXN White volta a vestir rosa ao continuar a participar na campanha de prevenção do cancro da mama. Marta Trigoso, Marketing manager dos canais AXN em Portugal refere que “Com o 4.º ano da iniciativa Family Talks: Luta Rosa. Pensa Rosa, pretendemos continuar a contribuir para a sensibilização e prevenção, mas também para homenagear e inspirar todos os que, direta ou indiretamente, já foram ou serão potencialmente impactados pela doença do cancro da mama». Com esse propósito foi inaugurada no dia 13 de outubro na entrada principal do El Corte Inglês de Lisboa a escultura The Time is Now, criada por Mariana Gillot em parceria com o AXN. A obra de arte consta de um relógio de sol, onde o ponteiro é representado pela figura feminina de grandes dimensões, à qual foram associados um laço e corações cor-de-rosa como elementos fundamentais da peça.

O cancro da mama feminino continua a ser um dos problemas mais relevantes de saúde pública em Portugal tal como no resto do mundo, dado constituir o cancro mais diagnosticado, com cerca de 2,3 milhões de novos casos em cada ano.

Têm sido divulgadas estimativas que apontam para que 1 em cada 8 mulher desenvolva cancro da mama nos países desenvolvidos. De realçar que na Europa aponta-se para um novo diagnóstico a cada 2 minutos e uma morte a cada 6 minutos, com a agravante de que 25% dos cancros da mama são diagnosticados em mulheres com menos de 50 anos.

Não constitui uma calamidade escrita apenas no feminino, pois que 1 em cada 100 casos de cancro da mama surgem nos homens. Relativamente às mulheres, as últimas estimativas quanto aos números diagnosticados apontam para valores alarmantes que já representam cerca de 25% de todos os cancros na mulher.

A maior incidência do cancro da mama nos países desenvolvidos está em linha com uma maior exposição aos fatores de risco associados a este tipo de cancro.

Apesar de ainda não ser possível indicar as causas exatas do cancro da mama, podem ser apontados alguns fatores que poderão ser considerados fatores de risco. Incluem-se nessa categoria a idade, já que 80% de todos os tipos de cancro da mama ocorrem em mulheres com idade superior a 50 anos; o facto de já ter tido cancro numa das mamas; o histórico familiar de ocorrência de mutações genéticas, transmitidas pelos pais, responsáveis por cerca de 5% a 10% dos casos de cancro da mama; o excesso de peso, a que muitas vezes se juntam o tabagismo e/ou o consumo excessivo de álcool. Um outro fator é a precocidade da primeira menstruação (antes dos 12 anos) e uma menopausa tardia (após os 55 anos).

Em Portugal, os cuidados dispensados ao tratamento desta doença, têm permitido que seja um dos países em que as taxas de sobrevivência no cancro da mama (90% em média) se enquadrem nas mais elevadas a nível mundial. Não obstante as opiniões e os alarmismos que abundam na nossa praça, somos um país onde, em regra, as pessoas ainda contam.

Equipa EPS do AEJD

 

Family Talks: Luta Rosa, Pensa Rosa - AXN Portugal

Cancro da mama: 5 minutos por mês podem salvar a sua vida
 
Outubro Rosa | Prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama
 
Outubro Rosa | Tratamento do Cancro da Mama