Dia Mundial da Diabetes 2023
- Categoria: Atividades
- Publicado em 13-11-2023
Na próxima terça-feira, dia 14 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Diabetes, visando sensibilizar as populações para os custos que esta doença acarreta para os erários públicos e, ao mesmo tempo, apontar caminhos que melhor possam travar o alastramento de uma pandemia, que insidiosa e silenciosamente tem estado a alastrar a todas as faixas etárias.
A luta contra a diabetes continua a processar-se no âmbito do tema «Acesso aos Cuidados com a Diabetes», dando particular ênfase à prevenção da diabetes tipo 2, cujos fatores de risco, por demais conhecidos, poderão ser minimizados se for empreendida uma firme consciencialização das populações, no que respeita à prevenção e complicações decorrentes desta doença crónica.
Não é demais relembrar que os fatores de risco mais relevantes decorrem da falta de atividade física regular e de uma alimentação pouco equilibrada, abundante em hidratos de carbono de rápida absorção, sal e gorduras saturadas.
Longe vão os tempos em que a diabetes era uma doença de idosos e de umas quantas pessoas de meia-idade, tendo-se transformado a nível mundial, numa das 10 principais causas de morte, cuja incidência alastrou a adolescentes e crianças.
O envelhecimento da população, a crescente prevalência da obesidade e do sedentarismo, a par dos processos de urbanização de muitas populações, assumem-se como os principais fatores responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência da diabetes em todo o mundo. O êxodo rural implicou a adoção de novos modos de vida em que a alimentação tradicional, foi em parte substituída por um excesso de alimentos processados e ultraprocessados que terão exponenciado o alastramento da doença.
A prevenção e o diagnóstico precoce da diabetes tipo 2 são os instrumentos adequados para o controlo desta doença, que dado o seu caráter silencioso, prossegue uma escalada em que mais de metade dos adultos afetados não se tem apercebido que estão doentes.
A diabetes tipo 2 como doença metabólica sistémica afeta todo o corpo com um cardápio de doenças significativo. Não sendo uma doença de somenos importância, deve a sua perigosidade ser encarada com toda a seriedade tanto por aqueles que dela já são vítimas ou dos que correm um risco elevado de a contrair, como pelos profissionais de saúde e responsáveis pelo desenvolvimento de políticas que proporcionem às populações os cuidados inerentes à sua condição.
A prevenção visando reduzir de modo muito significativo o desenvolvimento da diabetes tipo 2 implica a adoção de estilos de vida saudável, que associem uma alimentação baseada em frutas, legumes, leguminosas, carnes magras e gorduras saudáveis, a uma prática regular de actividade física e a uma ausência ou redução muito drástica do consumo de produtos do tabaco e álcool.
Todos os estudos relativos à problemática da diabetes, são unânimes em considerá-la um problema de saúde relevante, associado a fatores socioeconómicos e demográficos, além de outras condições de saúde.
Sendo um grave problema de saúde pública, são recomendadas políticas que resultem numa efetiva modificação de hábitos de vida, passíveis de conduzirem à diminuição da incidência da doença e das suas complicações crónicas, com a consequente redução de custos incidentes sobre todos os setores da sociedade e não apenas no sistema de saúde.
O cumprimento do “Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável só será alcançável com políticas que aliem a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento atempado.
Relativamente às competências definidas para o Perfil dos alunos à saída de escolaridade obrigatória, pretende-se que estes sejam capazes de:
• adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação, nos consumos, na prática de exercício físico, na sexualidade e nas suas relações com o ambiente e a sociedade.
Que neste novembro sejamos capazes de começar a mudar hábitos que conduzam a uma diminuição da incidência e prevalência da diabetes.
Equipa EPS do AEJD
Dia Mundial da Diabetes – Amor Saúde 2022 - YouTube
DGS Diabetes Vídeo Criança - YouTube
DGS Diabetes Vídeo Adolescente - YouTube
A Diabetes pode ser prevenida – Pense nisso - YouTube