Dia da Não Violência 2019

No dia 2 de outubro comemora-se o Dia da Não Violência.

Esta data foi instituída pela ONU em homenagem a Mahatma Gandhi, advogado, político, escritor e ativista indiano nascido em 2 de outubro de 1869, que, recusando a submissão à injustiça implementou a técnica da resistência não violenta, chamada "Satyagraha" ou "força da verdade". Muitas foram as lutas que liderou pelos direitos civis, pugnando pela igualdade e amizade entre os povos, independentemente da sua etnia e da religião professada, bem como pela igualdade entre homens e mulheres. Sempre através de uso de métodos não violentos, prestou um contributo essencial para a independência da Índia, à época integrada no Império Britânico.

O compromisso de Mahatma Gandhi para com a paz e a não-violência constituíram as bases fundamentais em que assentou a sua vida, seguindo o preceito de "odiar o pecado e não o pecador. Desde que nós vivemos espiritualmente, ferir ou atacar outra pessoa é atacar-se a si mesmo. Embora possamos atacar um sistema injusto, temos sempre que amar as pessoas envolvidas. Assim, a não-violência é a base da procura pela verdade".

A condenação da agressão, da violência e do desrespeito pelo semelhante, a par do enaltecer do respeito pelos direitos humanos e da solidariedade entre os homens são atitudes intrinsecamente ligadas à ideia de que "O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil."

A estratégia dos pequenos gestos construtores de paz e entendimento entre as pessoas ressalta de outra frase de particular sabedoria, quando afirma que "As pequenas boas coisas parecem não ser nada, mas elas trazem a paz.
Assim são as flores do campo que acreditamos não terem perfume, mas que, juntas, perfumam...
"

Equipa EPS do AEJD

 

Cartaz