Dia Mundial da Alimentação 2019
- Categoria: Atividades
- Publicado em 14-10-2019
Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro de 2019.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) celebra este ano, a promoção de uma alimentação saudável e sustentável, disponível e acessível para todos. Pretende-se que os diversos países, decisores políticos, empresas privadas, sociedade civil em conjunto com cada um de nós, se empenhem na tomada de medidas visando alcançar um alimentação saudável e a fome zero.
A FAO assume como objetivos do Dia Mundial da Alimentação
• Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
• Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
• Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
• Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
• Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
O número de habitantes do planeta continua a aumentar a um ritmo tal que, estimativas já realizadas apontam para valores rondando os 9 mil milhões em 2050, obrigando a produção mundial de alimentos a aumentar em 60% a fim de satisfazer as necessidades alimentares da população mundial. Perante esta perspectiva só nos resta continuar a fazer parte da geração # Fome Zero, indo ao encontro do Objetivo 2 do Desenvolvimento Sustentável – Erradicar a fome.
Empenhados nesses objetivos e dando continuidade a uma atividade há largos anos implementada no agrupamento os docentes dos grupos de recrutamento 520 e 230 e da equipa Escola Promotora de Saúde, contando com a sempre disponível colaboração da direção do agrupamento e das assistentes operacionais, propuseram-se dinamizar algumas atividades para assinalar o “Dia Mundial da Alimentação”, realçando a proposta de uma ementa com características da dieta mediterrânica.
Também os alunos do 9º ano de escolaridade, do 11.º M2 do CPTAS e do 10.º ano do CPTRBar, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Saúde e Tecnologia Alimentar, participarão na comemoração deste dia, elaborando e expondo cartazes/posters relativos às vantagens da alimentação mediterrânica na melhoria da saúde individual e comunitária e cálculo da quantidade de açúcar presente em vários alimentos.
Nas escolas Tecnopolis e Júlio Dantas serão colocados cestos de fruta, em diversos locais da escola com o propósito de incentivar o seu consumo. Serão também disponibilizados alguns cestos às escolas do primeiro ciclo.
Grupos de Recrutamento 520 e 230 e EPS